quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Engenheiros criam projeto de usina de energia solar na Lua


por Larissa Fereguetti


Existem vários projetos de aproveitamento da energia proveniente dos raios solares na Terra. Entretanto, alguns engenheiros japoneses foram um pouquinho mais longe e criaram um projeto de uma usina de energia solar em um lugar nada convencional, na Lua.

O projeto, Luna Ring, é da Shimizu Corporation. Segundo o site da empresa, a intenção é a coexistência infinita da humanidade e da Terra.

A ideia é a de construir um anel ao redor da Lua feito de painéis solares, cuja função seria captar energia solar e enviar para a Terra em forma de micro-ondas e feixe de lasers. O comprimento do anel seria de aproximadamente 11.000 km. Além desse anel, seria necessário construir coletores ao redor da Terra. Todo o trabalho em solo lunar seria realizado por robôs e alguns materiais utilizados como cimentantes poderão ser extraídos de lá e misturados com outras substâncias.



O anel utilizaria a rotação axial da Lua, fazendo com que as células que estivessem voltadas para o Sol armazenassem a energia e, posteriormente, quando voltadas para a Terra, “descarregassem” essa energia para os coletores instalados em nosso planeta.