A Escolha
A importância do pneu correto, tanto pela sua utilização quanto a sua durabilidade é muito importante para a manutenção do negócio das transportadoras. Afinal o pneu é o segundo maior custo de uma frota após o combustível e mais uma vez se faz importante a escolha do pneu correto uma vez que já existe no mercado pneus que ajudam em até seis por cento na economia de combustível.
O custo
Um outro aspecto que o empresário deve ficar muito atento é que o que faz um pneu ser bom e barato é exatamente o quanto ele rende em quilômetros. em outras palavras quanto este pneu te custa a cada quilometro rodado, alguns chamam isto de custo quilométrico é onde você dividi o preço do pneu novo e de suas reformas e o quanto ele rodou até sua carcaça não servir mais ou mesmo for vendida e o pneu que der o menor valor é o que de fato é o mais barato. O que nos leva a seguinte conclusão é possível que o pneu que tenha o menor desembolso inicial se mostre o mais caro no final de sua vida util.
O Controle
Imagine o cenário uma frota de cinquenta caminhões truck ou seja quinhentos pneus no solo e o proprietário deste patrimônio não tem controle de troca, rodagem, reforma ou mesmo de que pneu esta em que carro qual séria a possibilidade de prejuízo deste empresário em um ano. Muito grande afinal só em pneu sem contar rodas, câmeras de ar e válvulas ele teria no mínimo quinhentos mil reais rodando por ai sem o menor controle ou conhecimento de suas ocorrências. O pior de tudo é que esta situação ocorre todos os dias nas empresas onde sua direção ver o pneu como uma commodity ou até mesmo como um mal necessário.
A questão é que esta situação é um grande erro, pois existe centenas de pneus diferentes estas diferenças começão no composto da borracha, passam pela estrutura da carcaça chegando na utilização.
É neste momento que chegamos a pessoa do controlador é o profissional que sabe quanto cada pneu rende em quilometragem, a hora do rodízio (pode ser na própria roda, no eixo ou entre eixos), verifica o momento e a possibilidade de ressulcagem( explicaremos posteriormente), a hora da reforma, onde e quando foi colocado cada pneu e finalmente e não menos importante ao contrario é o ponto crucial qual o custo de cada quilômetro rodado.
Com o controle e a comparação dos diversos tipos e marcas de combustível, Heitor conseguiu reduzir em mais de dois centavos o custo de cada quilômetro rodado. Esta redução representa, aproximadamente, quatro vezes tudo que o seu caminhão gasta com óleo lubrificante, ou um terço de tudo que ele gasta com manutenção ou, ainda, 70% de tudo que o seu caminhão gasta com pneus.
A economia obtida com o diesel deixou nosso amigo animado, ao ponto dele comparar outros gastos, como os pneus, por exemplo. Em suas anotações havia os seguintes dados para calcular o custo por quilômetro com pneus. |
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Como ele conseguiu estes valores? Da mesma forma que todos os carreteiro controlam os gastos do seu caminhão, ou seja, olhando nas suas anotações ele sabe o quanto pagou pelo pneu novo, e o quanto pagou por cada recapagem. A durabilidade dos pneus novos e recapeados foi obtida da seguinte forma: |
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A durabilidade é o quanto o pneu durou efetivamente rodando, não o quanto o fabricante ou seus colegas lhe falam. Da mesma maneira, ele obteve o quanto durou o pneu novo e o recapado e também quantas recapagens se consegue com uma carcaça. Como Heitor conseguiu achar o custo por km dos seus pneus? |
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Neste caso, Heitor só recapou o pneu duas vezes, pois na segunda reforma o pneu rodou 1.000 km e estourou, por isso ele não colocou nem o valor nem a durabilidade da terceira recapagem.
Custo por quilômetro com pneus
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Por que o Heitor multiplicou pela quantidade de pneus do caminhão? Porque, infelizmente, nem motocicleta roda com um pneu só e no seu caso ele está rodando com um truck que tem 10 pneus. Heitor chegou, então, a um custo de R$ 0,0558 por quilômetro com pneus, ou seja, cada quilômetro que seu caminhão rodava ele gastava aproximadamente cinco centavos e meio com pneus. Fonte:http://www.revistaocarreteiro.com.br/pages.php?recid=21 |
Faltou incluir o custo de aquisição do pneu novo. Para ter o custo real do produto até a última utilização
ResponderExcluirSe faz necessário pra na planilha para controle,muitas empresas não tem planilha de custo.
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