sábado, 2 de novembro de 2013

Livros para Todo Engenheiro de Produção


Olá pessoal, resolvi criar uma seção aqui no blog com os principais livros ligados a Engenharia de Produção. A maioria dos livros de nossa livraria eu já tive a oportunidade de ler durante a minha vida acadêmica e profissional e muitos, eram usados pelos meus principais gerentes e professores. Os livros são variados, alguns em forma de narrativa como a Meta e O Monge e o Executivo, e outros, tem material mais técnico voltados para as áreas de Engenharia de Produção, Administração e Qualidade.


Resumo do Livro: Para os profissionais de gestão esse é um bom livro, aborda gestão estratégica, gestão da cadeia de suprimentos, Planejamento e Controle da Produção ( PCP ), Administração de Materiais, Arranjo Físico até Automação, muito completo e rico em cases principalmente europeus. Não é um livro para você ler de uma vez, é uma verdadeira enciclopédia para profissionais das áreas de administração de empresas e engenharia consultarem ao longo da carreira.

Autores: Nigel Slack, Stuart Chambers, Robert Johnston


Resumo do Livro: Um livro muito bom que apresenta os princípios da teoria da restrição, o livro conta a história de um diretor de fábrica que se vê pressionado a obter resultados em três meses, a forma como a narrativa vai trazendo a teoria das restrições, na minha opinião, é um dos pontos fortes desse livro.

Autores: Eliyahu Goldratt





Descrição: Quando estava iniciando meus estudos sobre a norma ISO 9001 li este livro e me ajudou muito a entender alguns requisitos da norma e como atendê-los, muito bom para quem está iniciando os estudos na qualidade. Ainda não encontrei uma versão para a norma ISO 9001:2008, como as mudanças não foram tão profundas, considero que o livro continua atual.

Autores: Carlos Henrique Pereira Mello, Carlos Eduardo Sanches da Silva, João Batista Turrioni, Luiz Gonzaga Mariano de Souza

Administração de Produção e Operações


Descrição: Esse livro tem um conteúdo muito parecido com o livro do Nigel Slack, eu gostei dessa versão pois traz muitos cases brasileiros, o livro é mais compacto também, ótima leitura para Engenheiros de Produção e Administradores.

Autores: Carlos Correa, Henrique Correa





Descrição: Tem muita informação sobre estatística básica e aplicada ao controle dos processos, intervalos de confiança, amostragem, análise de variância (anova), cusum, gráficos de controle de Shewhart, Ferramentas da Qualidade, muito bom os exemplos usando Minitab. Considero esse um livro essencial para profissionais ligados a Engenharia da Qualidade.

Autor: Douglas C. Montgomery

Descrição: Livro muito bom sobre ISO 9001:2008, é um livro de cabeceira pra mim que eu consulto sempre. Além de explicar sobre certificação, requisitos da norma, ele apresenta 4 exemplos de sistemas de gestão da empresas de diferentes segmentos. São 128 páginas de ótimo conteúdo.

Autor: LUIZ CESAR RIBEIRO CARPINETTI & MATEUS CECILIO GEROLAMO & PAULO AUGUSTO CAUCHICK MIGUEL

Organização e Métodos: Uma visão holística
Descrição: Um livro muito importante para quem aprender sobre O & M. O livro apresenta as principais teorias, fala sobre fluxogramas, processos e ainda ensina a fazer uma análise administrativa em organizações.

Autor: Antonio Cury




Descrição: Atualmente, a implantação de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA - ISO 14001) é considerada como um elemento estratégico para organizações ambientais a torná-las mais competitivas em um mercado globalizado. Neste livro, a implantação de SGAs é discutida com base na experiência prática e embasamento teórico onde, com uma linguagem clara e objetiva, a autora discute cada etapa envolvida no processo de implantação de SGAs.

Autor: MARI ELIZABETE BERNARDINI SEIFFERT



Descrição: Gerenciar projetos tem sido definido como a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos (PMI, 2004:8). Este livro proporciona uma visão abrangente sobre esses conhecimentos, habilidades e técnicas. Para isso, o livro elege como coluna mestre um estudo de caso de um projeto. Em todos os capítulos, os exemplos básicos de cada técnica e teoria são baseados nesse único projeto.


Autor: JOAO RICARDO BARROCA MENDES



Descrição: Este novo livro do professor Brasiliano aborda de forma objetiva um framework para que as empresas possam implantar um processo de Gestão de Riscos Corporativos - GRC. O livro descreve o Método Brasiliano de Gestão de Análise de Riscos, já alinhado com as diretrizes da ISO 31000. O método conceitua o que é risco, como identificar os fatores de riscos, sugere uma matriz de riscos como ferramenta de gestão, e descreve também um processo de elaboração de plano de ação e de monitoramento dos riscos.

Autor: ANTONIO CELSO RIBEIRO BRASILIANO



Descrição: Muita informação sobre matemática financeira: regimes de capitalização, sistemas de amortização, séries de capitalização, tipos de taxas existentes no mercado e avaliação de projetos.

Autor: JUAN CARLOS LAPPONI



By: http://aengenhariadeproducao.blogspot.com.br/2011/12/livros-sobre-engenharia-de-producao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário