quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A análise SWOT

swot


   A análise SWOT é uma importante ferramenta de marketing onde se faz uma avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização em uma análise relacionada ao ambiente interno e externo. É chamada de SWOT devido aos termos em inglês strenghts, weakness, opportunities, threats.


 A teoria está baseada na ideia de que os fatores internos, aqueles dos quais a empresa tem controle, podem ser classificados como forças ou fraquezas. Já os fatores externos à organização, são aqueles que a empresa não possui controle, e podem ser denominados como ameaças ou oportunidades.
analise-swot

   Uma oportunidade existe quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de um determinado segmento.

   Uma ameaça é um desafio imposto por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, à deterioração das vendas ou dos lucros.
Existe muita confusão ao tentar se descrever os itens que devem compor cada quadrante da matriz SWOT. Muitos confundem oportunidades com pontos fortes e ameaças com pontos fracos. Uma das melhores maneiras de entender o que entra em cada item é fazer a pergunta: a empresa tem controle sobre este fator? Se a resposta for SIM é um ponto forte ou fraco, da mesma maneira que se a resposta for NÃO é uma oportunidade ou ameça.

   Dessa forma, salários bons e funcionários bem treinados são pontos fortes, um produto de baixa qualidade é uma fraqueza. O aumento da cotação do dólar para um importador é uma ameaça, mas para um exportador é uma oportunidade.

   Uma citação ao modelo da SWOT pode ser encontrado na obra de Sun Tzu que afirma: “Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”, ou seja, a verdadeira essência do modelo SWOT.

Andreas Potenza – Analista de Marketing na JCB do Brasil
By: http://www.industriahoje.com.br/analise-swot