sábado, 3 de junho de 2017

GESTÃO de Frota: Buscando o time dos Pneus - Tecnologia, Gestão e controle de Pneus


GESTÃO de Frota: 
Buscando o time dos Pneus - Tecnologia, Gestão e controle de Pneus

        Um breve resumo do que iremos abordar nesta matéria é o que chamamos de pesadelo para os gestores de frota. Em conceito a frota de veículos é utilizada para efetuar a transferência do fornecimento de produtos de um armazém ou local para outro e esta frota tem uma capacidade limitada. O Conceito de Transporte Terrestre - São conhecidos por serem rápidos, apesar de terem associados custos variáveis como a mudança do preço do petróleo e as condições das vias: Esse grupo inclui: as estradas pavimentadas, com trechos rodoviários (retos e planos), regionais (sinuosos com aclives e declives), regionais severos (sinuosos com muitas manobras e baixa velocidade) e urbanos (constantes manobras, aceleração e frenagem); as estradas mistas, com trechos de terra e asfalto, especialmente em fazendas, usinas e estradas vicinais; e as estradas de terra e rocha, com trechos fora de estrada e percursos agressivos e abrasivos.

A gestão da frota é primordial nestes quesito, A gestão de frota de veículos surgiu quando as empresas precisavam de vários veículos para fazer entregas, viajar para falar com clientestransporte de equipamentos, etc. Grande parte dos clientes localizam-se em diferentes pontos do globo. Para os produtores convinha-lhes gerir bem o transporte de modo a reduzir os custos, os desperdícios e aumentar os lucros (Clemente, [2008a]). A gestão de frotas consiste na utilização de certos métodostécnicas e ferramentas, nomeadamente, software informático, que permitem às empresas eliminar os riscos inerentes ao investimento dos seus veículos, aumentar a produtividade e eficiência das suas operações.

Gerir seus veículos proporciona uma visão ampla do que de fato está acontecendo. Multas, manutenções, abastecimentos, pneus, documentação e custos, são alguns itens fundamentais na gestão do veículo.
Um veículo não é diferente de qualquer outro ativo, mas, ao contrário de alguns outros ativos, os veículos exigem uma dependência em relação ao motorista, incluindo a manutenção preventiva e corretiva, os custos de abastecimentos, as multas, a conformidade com os serviços prestados, políticas de segurança, leis estaduais, federais etc…

Hoje em dia existem variados softwares para controle de frota de veículos que permitem às empresas realizarem uma série de tarefas específicas na gestão das frotas. Essas tarefas abrangem todas as operações por exemplo: Controle de Abastecimento, localizando aonde, quando e quanto os seus motoristas estão abastecendo e tendo de gasto mensalmente; Controle de Pneus, Gerenciando a posição e a vida útil de cada pneu e seus custos por km rodado; Gestão de Manutenção, informando quando quais peças devem passar por manutenção ou serem trocadas, através de alertas aos setores envolvidos; Gestão de Despacho, acompanhando os documentos ou multas referentes ao veículo; Controle de Estoque; Análise de Rentabilidade e Rastreamento e Monitoramento (Posicionamento e Status)

Aprofundando no gerenciamento hoje em dia existe meios e software especifico para ajudar na gestão e controle, redução nos custos da frota por meios dos Pneus.

Quando o veículo trafega com a pressão correta especificada pelo fabricante, os pneus mantêm uma área de contato ideal com o solo, o que resulta em uma melhor aderência e consequentemente favorece o processo de tração e resposta de frenagem. As vantagens refletem-se no aumento do tempo útil dos pneus, que se desgastam menos já que, o peso do veículo pode ser distribuído corretamente em toda sua extensão, e também no aumento da segurança e conforto do condutor, que tem menos desgaste no controle da direção, que fica mais estável.

Há também outros fatores como prolongar a vida útil do pneu. Redução dos custos com manutenção e combustível. Melhora na frenagem. Aumento de tração e controle do veículo em qualquer terreno. Equalização da pressão dos pneus do mesmo eixo. Garantia de rodagem mesmo com o pneu furado. Aumento no conforto para o condutor. Redução dos danos causados às estradas. Maior produtividade, com menos períodos de paradas de emergência.

Estas vantagens são competitivas para a gestão da frota, pois há uma clara economia na manutenção – com renovação dos pneus desgastados, suspenção e balanceamento do veículo. Além disso, o atrito com o solo também é reduzido, proporcionando menor consumo de combustível. E, ao mesmo tempo, diminui o impacto com problemas relacionados ao condutor, evitando remanejamentos de equipe.

Finalizando na motivação do encarar de frente a gestão dos Pneus segue algumas tecnologias de mercado que visão a Gestão ou Controle do Pneu:

Frota Certa;
Tire Check;
Carreta Conectada Sascar – Controle de Temperatura e Pressão do Pneu;
SAVETYRE;
RFID - Identificação por Rádio Frequência;
Goodyear Tire IQ – Chip monitoramento do status de Pneus;
Control Max;
Cyberfleet;
Fleet Check

Entre outros inúmeros softwares que em sua grande maioria estão voltada para Controle de temperatura e pressão dos Pneus reduzindo as perdas prematuras dos produtos.

Espero ter ajudado!

Visualizado dia 03/06/2017 as 15h40min