terça-feira, 22 de outubro de 2013

CONTROLE DE ESTOQUES

    No comércio varejista, a relação VENDA x ESTOQUE é o ponto mais importante, e, quando bem trabalhada, a Empresa consegue equilibrar melhor o mix ideal entre os grupos de produtos e lojas.
   Fácil de dizer, difícil de realizar. Porque?
São muitos os fatores que influenciam esta relação e são muitos os profissionais responsáveis para que isso aconteça.

   Tudo começa no planejamento comercial da Empresa, onde são definidas as vendas, coberturas de estoque por grupo de produtos e margens.

   Aos compradores e estilistas, cabe se adequarem dentro do Plano de Sortimento Ideal Mensal,  que é o estudo do mix de produtos por grupo, faixas de preço e grade.

   Ao gerente comercial cabe a função de emitir e controlar cada pedido,pré distribuído por ítem/loja, e analisar semanalmente a venda, focando a relação venda x estoque por grupo de produtos e o desempenho de cada loja.

   Esta análise deve ser feita preferencialmente toda a 2ª feira onde participam compradores, estilistas, supervisão de loja e o gerente comercial e é de tal importancia  que qualquer tipo de interrupção deve ser evitada para não perder tempo e foco.

   Identificadas e acordadas as diferenças de desempenho PONTUAIS entre lojas e grupos, o supervisor imediatamente se comunica com os gerentes de loja, sinalizando os desempenhos e combina uma ação específica de vendas.

   O gerente de loja como EMPREENDEDOR  daquela unidade, distribui a meta pelos seus vendedores e COBRA DIÁRIAMENTE a performance daquele ítem ou grupo, apontadas pela supervisão e gerencia comercial, usando a sua criatividade como líder para estimular a equipe a alcançar os resultados esperados pela Empresa.

   Adotando esta ROTINA SEMANAL, a Empresa garante um melhor equilíbrio do estoque e vendas, e ainda consegue passar um feed back de mais qualidade aos compradores/estilistas.
Adotando esta ROTINA SEMANAL, a Empresa estará SEMPRE ALERTA às mudanças semanais de venda de cada grupo de produtos, podendo ajustar o Planejamento de Vendas e Compras com antecedência.

   Viver “apagando incêndios” é ruim, pois desgasta e desmotiva toda a equipe.

   Excessos de estoque constantes também  acabam com o capital de giro das Empresas.

   Implemente e mantenha esta ROTINA DE ANÁLISE, através do Relatório Venda x Estoque fazendo uma reunião semanal toda 2ª feira.

Por Varejando – Guy Sodré

Nenhum comentário:

Postar um comentário