sexta-feira, 14 de março de 2014

O QUE É UM ALTERNADOR AUTOMOTIVO?


Alternadores são máquinas que convertem a energia mecânica em energia elétrica.

alternador por dentro

Alternadores são máquinas que convertem a energia mecânica em energia elétrica. Estes equipamentos têm as mais variadas aplicações. Dentre as mais conhecidas estão o uso em automóveis e os geradores portáteis de energia elétrica, muito comum em grandes estabelecimentos comerciais, para evitar que uma possível queda de energia se prolongue por muito tempo.

Como funciona um alternador?
O funcionamento de um alternador se dá por indução eletromagnética. A corrente elétrica passa pelo rotor e cria um campo magnético, que gera o movimento de elétrons no estator, originando corrente alternada. Depois de cada giro completo, o ciclo se repete. Os princípios que permitiram o desenvolvimento destes equipamentos começaram a ser desenvolvidos no século XIX. Dentre diversos experimentos da época, destacam-se o disco de Faraday e o gerador de Van de Graaff. O princípio da indução eletromagnética, utilizado em alternadores, aproveita-se da repulsão e atração naturais das cargas elétricas, funcionando como em ímãs.

Os geradores mecânicos que originam correntes contínuas são chamados de dínamos. Para termos um alternador, ao invés de corrente contínua, temos corrente alternada, ou seja, com variação de pólos. Você já deve ter visto ou ouvido falar de bicicletas que geram energia para suas luzes apenas com a força dos pedais. Este é um exemplo visível da função do alternador: ao aplicar uma energia mecânica – as pedaladas -, há a conversão para energia elétrica, utilizada para a iluminação da própria bicicleta.

Alternador funcionamento

O mesmo acontece nas usinas hidrelétricas, que utilizam a força das águas para a mesma finalidade. Neste caso, obviamente, a potência e o tamanho do alternador são absurdamente maiores. O princípio é similar nas chamadas usinas termoelétricas. Entretanto, ao invés da força das águas, neste caso a energia inicial é produzida pelo vapor da queima de determinados combustíveis.

Alternador Automotivo
Outra função muito conhecida dos alternadores é a sua utilização em automóveis. Embora o princípio básico deste equipamento seja o mesmo de outros alternadores, há duas diferenças essenciais: a presença de um retificador e de um regulador de tensão. O primeiro tem como finalidade transformar a corrente alternada em contínua, enquanto o regulador de tensão é utilizado para a manutenção da tensão dos circuitos. Desta forma, é possível fazer com que a tensão gerada pelo alternador se mantenha nos limites suportados pela bateria e por todo o sistema.
alternador automotivo


A regulagem da energia produzida pelos alternadores de automóveis é muito importante, porque os veículos funcionam com tensões contínuas que variam entre 12 e 14,5 volts. O alternador em automóveis funciona com um princípio inverso ao do motor de arranque, carregando a bateria e fornecendo energia para componentes como vidros elétricos enquanto o carro está funcionando. O motor de arranque, por sua vez, funciona apenas até a ativação do motor de combustão, ficando inoperante após o término deste processo.

ligacao alternador auto

A função do alternador é representada no painel do veículo pelo ícone da bateria. Caso este ícone acenda, é sinal de que a energia produzida pelo alternador está sendo insuficiente para a carga. Se esta luz acender enquanto você estiver dirigindo, é necessário fazer uma manutenção do equipamento.

Vídeo: Por dentro do Alternador

http://www.youtube.com/watch?v=dQ2ePy3WMcM